Justificativa e Objetivos

Justificativa

A Feira do Livro de Joinville pretende estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores brasileiros para debate das idéias e celebração do encontro do criador com seu público.
Com histórica tradição cultural e um complexo e avançado sistema educacional nos níveis fundamental e médio, além de universidades, Joinville é um campo fecundo para a prática da leitura, além de pólo irradiador regional. A Feira do Livro está comprometida com essa idéia e de olhos postos no futuro não muito distante de cidade leitora.
A produção editorial brasileira, representada por editores e livreiros, estará exposta na Feira do Livro à disposição dos compradores. A despeito de sofisticadas estratégias de marketing, o livro, no entanto, é um produto cultural dependente da criação do hábito da leitura e da formação do leitor, para que possa cumprir a função a que se destina – que poderá ser nobre ou vã. E tanto a leitura quanto o leitor são criações do processo educacional. A falta de leitura e a carência de leitores refletem a distância que se instalou entre a educação e a cultura, irmãs-siamesas recém-apartadas e que está na origem de várias crises e dificuldades nacionais.
Romancistas, poetas, filósofos, pensadores, cantores, atores, músicos, representantes do poder público, professores, arte-educadores, editores, críticos, jornalistas estarão em Joinville entre os dias 12 e 22 de abril de 2012, para tratar desses assuntos e de tantos outros que envolvem a atividade literária.
Serão 10 dias de programação cultural gratuita para todas as idades, com presença de autores renomados, shows, apresentações musicais, teatrais, contadores de histórias e sessões de cinema.
Considerando os aspectos expostos acima, delineou-se a principal meta deste projeto: incentivar o gosto pela leitura, aproximar o público catarinense dos livros e do conhecimento amplo que eles nos proporcionam.

Objetivos

• Estimular a participação do público nas discussões literárias;
• Estimular a leitura e formação do público leitor jovem, aproximando-os do conhecimento amplo que os livros proporcionam.
• Estimular a criação literária;
• Oportunizar discussões e intercâmbio para o público com interesses culturais;
• Facilitar o acesso aos livros com preços mais acessíveis ao público que não tem condições de adquiri-los.
• Criar um espaço livre de aproximação entre autores e leitores;
• Democratizar os conhecimentos e valores humanos registrados nos livros;
• Desenvolver mecanismos de difusão para escritores e obras, estimulando as produções literárias, intelectuais e editoriais;
• Organizar oficinas literárias;
• Promover visitas programadas de escolas.